#BLOG | Notícias & Informações

O que é uma doença crônica? Como prevenir e tratar corretamente?

11 DE OUTUBRO DE 2023
Compartilhar


O que é uma doença crônica?


As doenças crônicas são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura

As doenças crônicas são multifatoriais, o que significa que são causadas por vários motivos, que podem ser: predisposição genética, má alimentação, sedentarismo, tabagismo, entre outros.

Quais são as principais doenças crônicas?
Bem, você já entendeu o que é uma doença crônica. Agora, é importante conhecer as principais. Eliane nos ajudou a listar algumas!

Hipertensão


A Hipertensão é o aumento anormal, e por longo período, da pressão do sangue, que faz uma força acima do comum para passar pelas artérias, exercendo pressão sobre suas paredes. O coração é um dos órgãos que mais sofre com isso, já que pode deixar de receber oxigenação suficiente; isso pode até ocasionar um infarto.

No entanto, outros órgãos também podem ser afetados, a exemplo do cérebro. Em decorrência de pequenas hemorragias provocadas pela pressão alta, alguns neurônios perdem sua funcionalidade e morrem, causando a perda da memória. Outra consequência é o AVC (Acidente Vascular Cerebral), devido ao entupimento de vasos sanguíneos. Os rins, por sua vez, podem deixar de filtrar o sangue, podendo ocasionar a Insuficiência Renal.

A doença pode ser silenciosa, mas alguns sinais importantes são:

dor de cabeça;
falta de ar;
visão turva;
zumbido no ouvido.
O tratamento envolve uma dieta saudável reduzida de sal e de frituras, além da prática constante de atividades físicas.

Colesterol Alto


O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo corpo. Em certas quantidades, ele é importante, pois ajuda a produzir hormônios e vitamina D. No entanto, em níveis altos, ele sobrecarrega fígado e coração e se acumula nas artérias. O Colesterol Alto não provoca sintomas, então a única maneira de descobri-lo é por meio do exame de sangue.

O tratamento envolve atividades físicas e uma boa alimentação, que poderá ser indicada por um nutricionista. Em alguns casos, o médico também receita uma medicação para ajudar na diminuição do acúmulo de gordura.

Asma


A Asma é uma doença crônica respiratória que se caracteriza por uma inflamação das vias aéreas. Quando em crise, os brônquios se inflamam e diminuem a passagem de ar, causando sintomas como:

tosse;
falta de ar; 
chiado no peito;
aperto no tórax.
Agentes como pó, poeira, mofo e odores fortes podem piorar os sinais. Alergias alimentares e mudanças bruscas de temperatura também contribuem.

A Asma pode se manifestar de várias formas. Algumas pessoas a sentem com alta intensidade, mas outras têm poucos prejuízos na rotina. Seu tratamento se dá por medicamentos, que precisam ser prescritos por um médico especialista. Além disso, é preciso evitar contato com os gatilhos.

Diabetes


A Diabetes tipo 2 é a forma comum da doença que se caracteriza pela ineficiência do organismo em produzir insulina ou usá-la adequadamente. Como a insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, o corpo acaba acumulando essa substância em excesso, o que provoca a famosa hiperglicemia. Quando esse quadro permanece por muito tempo, pode causar danos em órgãos e nos vasos sanguíneos.

Alguns dos sintomas comuns são:

vista embaçada;
sede excessiva;
vontade frequente de urinar;
perda de peso;
aumento do apetite.
O tratamento para a Diabetes tipo 2 envolve a adoção de uma vida saudável, com atividades físicas regulares e uma alimentação regrada. É preciso evitar doces, frituras e farinha branca, substituindo essas opções por vegetais, grãos e legumes. O aumento da imunidade, aqui, é fundamental, inclusive para prevenir outras doenças decorrentes. Em muitos casos, também será necessário usar insulina.

Câncer


O Câncer é o crescimento desordenado das células que, em vez de morrerem (como é no processo normal), formam células anormais que se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo.

Alguns dos principais tipos de Câncer no Brasil são:

próstata;
mama;
cólon e reto;
pulmão;
estômago;
bexiga;
leucemia.
Nem sempre essa doença apresenta sintomas e, quando aparecem, podem ser confundidos com os de outras doenças; por isso, um médico deve ser consultado. Alguns dos sintomas mais comuns são:

dor que não passa;
cansaço intenso, mesmo em pequenas atividades;
alteração nas fezes;
emagrecimento, sem a prática de exercícios;
febre que vai e volta.
O tratamento depende do tipo de Câncer. Muitas vezes, envolve cirurgias e quimioterapia.

Bronquite


A Bronquite é uma inflamação dos brônquios, vias que levam oxigênio aos pulmões. Por incharem e ficarem mais contraídos, acabam produzindo mais muco, o que dificulta a passagem de ar.

Em alguns casos, a bronquite aparece como consequência de uma virose e, então, cessa rapidamente. A forma crônica, pelo contrário, persiste por toda a vida e se tratada de forma inadequada pode levar ao enfisema pulmonar. 

Alguns sintomas comuns são:

falta de ar;
irritação na garganta;
dor no peito;
pigarro constante.
O tratamento é feito à base de medicações, além do acompanhamento médico constante.

Fonte: vivamais